quarta-feira, 27 de novembro de 2013

CFD de Atividades Náuticas apresenta-se este sábado na Lagoa de Albufeira

Surgindo como uma nova aposta do Desporto Escolar e indo de encontro às motivações dos que na nossa região abraçavam as modalidades náuticas e faziam delas uma referência no Desporto distrital ligado aos atraentes recursos naturais que existem, o Centro de Formação Desportiva ( CFD ) de Atividades Náuticas da Península de Setúbal faz a sua apresentação no próximo sábado, durante a manhã, na Lagoa de Albufeira ( Sesimbra ), tendo como base a zona anexa ao Clube Português de Caravanismo. Iº Encontro de Atividades Náuticas Estarão lá a Canoagem ( dinamizada pelo AE Michel Giacometti - Quinta do Conde ), a Vela e o Paddle ( sob a orientação dos responsáveis por estas modalidades no AE da Caparica ) e o Remo ( com o apoio do CN Barreirense ). Do programa destaca-se a possibilidade de todos os presentes inscritos pelas Escolas / Agrupamentos poderem experimentar as várias modalidades e a realização do Iº Encontro Local de Canoagem, ente os alunos das nossas Escolas. O CFD de Atividades Náuticas da Península de Setúbal tem sede no Agrupamento de Escolas da Caparica e tem na sua operacionalização professores de reconhecida competência ( Miguel Almeida - Surf, Cristina Domingos - Vela, Teresa Albuquerque - Canoagem e José Rocha - Remo ), tendo como apoiantes algumas autarquias ( Almada, Barreiro e Sesimbra ), alguns Clubes ( caso do Centro Internacional de Surf - Costa da Caparica, Clube Português de Caravanismo - Lagoa de Albufeira e Clube Naval Barreirense ), as Federações / Associações Regionais das modalidades envolvidas, para além das Escolas / Agrupamentos da Caparica, Barreiro e Michel Giacometti.
Mas como este vai ser um fim de semana com 21 atividades na Península de Setúbal ( entre Torneios de Abertura - 15 eventos, Formação de Alunos / Árbitros - 3 modalidades e jornadas dos quadros competitivos locais já em desenvolvimento - Ténis e Ténis de Mesa ), fica a Agenda Semanal para os interessados em testemunhar o que se vai fazendo neste início de ano letivo por aqui. Agenda Semanal 5

sábado, 23 de novembro de 2013

Formação de Alunos - Árbitros ( Fase Local ) foi um êxito com recorde de participações

Realizaram-se no dia 23 de novembro durante a manhã em 4 Escolas do concelho do Seixal as Ações de Formação de Alunos - Árbitros ( Fase Local ) das modalidades coletivas - Andebol ( EB Pedro Eanes Lobato ), Basquetebol ( ES Manuel Cargaleiro ), Futsal ( ES Alfredo dos Reis Silveira ) e Voleibol ( EB Paulo da Gama ), que contaram com elevada adesão e participação ( cerca de 260 alunos, enquadrados por meia dezena de professores ). No Andebol ( onde foi preletor o Sr. Miguel Sousa, da Associação de Andebol de Setúbal ), estiveram 30 alunos, que contrasta, pela positiva, com os 6 do ano passado, nesta mesma iniciativa. No Basquetebol ( orientados pelos Professores Pedro Marinho e José Salgueiro, da Associação de Basquetebol de Setúbal ) evoluíram os 40 jovens das várias Escolas da região inscritos nesta modalidade. Para o Futsal apresentaram-se 109 candidatos, que levou a que os 4 formadores da Associação de Futebol de Setúbal ( Fernando Jorge, João Correia, Paulo Macau e Armando Veríssimo ) se desdobrassem em dois grupos, alternando a parte teórica com a prática, para se proporcionar o mínimo de enquadramento pedagógico e didático. Para o Voleibol apresentaram-se 81 jovens, orientados pelo Professor António Reis, da Associação de Voleibol de Lisboa. Uma jornada que marca mais uma das referências estratégicas desta Coordenação, que terá desenvolvimentos futuros na preparação dos árbitros que irão apoiar diretamente os quadros competitivos locais e os campeonatos regionais que iremos organizar em Maio do próximo ano ( Futsal e Voleibol ). Neste âmbito, também outras modalidades vão em breve dar sequência aos seus processos de formação de árbitros - juízes ( em colaboração com as Associações / Federações das modalidades ), caso do Ténis de Mesa, Softebol, Xadrez, Badminton, Atletismo, Natação e Desportos Gímnicos / ARE. Tudo a postos para no próximo fim de semana darmos início aos Torneios de Abertura, que servirão para aplicação prática destes conhecimentos, contando com o apoio das entidades formadoras e os Professores Responsáveis pelos Grupos / Equipas em competição, também presentes nestas ações.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Boccia e Orientação marcam início de nova temporada do Desporto Escolar na Península de Setúbal

A Península de Setúbal já mexe ...! Decorreu este sábado o arranque das atividades competitivas com os alunos, depois de uma fase de organização com as Escolas, Autarquias e parceiros que nos apoiam neste Projeto, com os Torneios de Abertura de BOCCIA ( em 2 locais diferentes, depois do aumento substancial dos Grupos / Equipas para este ano - EB Luísa Todi / Setúbal e PM Torre da Marinha / Seixal ) e de ORIENTAÇÃO, com duas provas na Quinta do Anjo / Palmela, com bastante participação. Fique o registo de que durante a tarde, em Cascais, estiveram os principais protagonistas do Centro de Formação Desportiva ( CFD ) de Atividades Náuticas da Península de Setúbal na assinatura dos protocolo com a presença de várias entidades ligadas ao poder político e desportivo nacional. Foi pela mão da Diretora do Agrupamento de Escolas da Caparica, Dr.ª Maria Manuela Santos ( a Escola - Sede deste CFD ) que se lavrou o compromisso que muito poderá vir a beneficiar os alunos das nossas Escolas no contacto com o mar e as modalidades que o utilizam. Cartaz Para esta semana fica o convite à participação num vasto leque de iniciativas, donde destacamos pela sua oportunidade, pertinência e grande adesão, a FORMAÇÃO DE ALUNOS - ÁRBITROS das modalidades coletivas a realizar no próximo sábado de manhã em 4 Escolas do concelho do Seixal e a participação de alunos de Escolas de Almada ( dia 19 de novembro ) no treino aberto do Sporting CP, por iniciativa da CM Almada, integrado na promoção da UEFA CUP - FUTSAL que se realiza este fim de semana no Complexo Municipal de Desportos - Feijó.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Formação de Alunos e Torneios de Abertura iniciam as atividades na Península de Setúbal

Com praticamente todo o processo administrativo concluído no que respeita às aprovações dos Projetos das nossas Escolas / Agrupamentos, vão ter início as iniciativas que integram o nosso Plano Anual de Atividades ( PAA ), começando pela dinamização da Formação de Alunos - Árbitros em parceria com as Associações / Federações de modalidades ( continuando uma dinâmica em curso nos últimos anos ) e a realização de Torneios de Abertura em algumas modalidades onde a participação cada vez mais sentida em termos quantitativos os justificam. Assim, estarão incluídas na Formação de Alunos - Árbitros nesta fase 8 modalidades ( Andebol, Voleibol, Basquetebol, Futsal, Softebol, Ténis de Mesa, Xadrez e Badminton ), estando previsto para o início do 2º período a realização de outras, em especial nos Desportos Gímnicos / ARE, Natação e Atletismo ( para suporte às iniciativas distritais e Regionais programadas ), assim como de uma 2ª Fase para as modalidades que iremos enquadrar ao nível dos Regionais DSRLVT deste ano letivo. Formação de Alunos - Árbitros Em relação aos Torneios de Abertura, estarão em desenvolvimento 12 modalidades ( Andebol, Basquetebol, Futsal, Voleibol, BTT, Softebol, Natação, Atletismo,, Xadrez, Orientação, Boccia e Multiatividades ), que animarão este início de ano letivo em preparação para os Quadros Competitivos que se iniciarão em breve ( algumas modalidades não realizam estes Torneios por necessidade de iniciarem desde já as suas competições distritais ). Torneios de Abertura